Inverno, tempo de fondue

O Fondue tem origem na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial. Devido às baixas temperaturas e os intensos combates, os camponeses suíços que viviam em áreas montanhosas tinham dificuldade para ir às cidades buscar mantimentos e como muitos eram produtores de leite, eles aproveitavam os queijos fabricados e derretiam como um caldo para aquecer no frio do inverno e comiam acompanhado de pães.



Na década de 1950, o chef Conrad Egli do restaurante Chalet Suísse, em Nova York começou a servir o prato, que se tornou uma iguaria bastante apreciada. Considerado um prato refinado, ganhou notoriedade em toda europa.


Os queijos mais indicados para o preparo do Fondue (que na Suiça é uma palavra feminina, o correto seria a Fondue) são Emmenthal, Edam, Gouda, Gruyére e Gorgonzola. o queijo é derretido com um pouco de vinho branco e temperado com condimentos a gosto, sendo muito apreciada a noz moscada. Para acompanhar, além de pães, são muito utilizadas batatas, brócolis, couve-flor como também carne e linguiça.


Hoje já encontramos as embalagens com preparado pronto para fondue, bastando aquece-los, é prático, simples e saboroso. Confira uma boa opção no link abaixo:


https://loja.gastromix.com.br/produto/?p=Fondue-de-queijo-Sao-Vicente-400g-106


O Fondue harmoniza muito bem com vinhos brancos como o Chardonnay e o Sauvignon blanc, mas pra quem prefere um tinto, um Pinot Noir também vai cumprir bem seu papel.


Para os amantes da cerveja, sugerimos a Weiss, Weizenbock ou uma Strong Ale que é perfeita para o inverno.


Agora é só aproveitar e escolher a melhor combinação que lhe agrada nesse inverno, não perca tempo, pois por aqui o inverno não demora!





5 visualizações0 comentário